Quem é JESUS?

Como o texto sagrado revela JESUS CRISTO?

O verbo que se fez carne (João 1.14) e viveu na terra sendo verdadeiro DEUS e verdadeiro Homem. Para os que não são cristãos é difícil compreender como uma pessoa pode ser ao mesmo tempo Deus e homem, mas a narrativa bíblica da vida do Senhor Jesus demonstra, de maneira clara e transparente, que nEle se achavam reunidas as naturezas divina e humana. Nas ressurreição de lázaro, por exemplo, Ele se afligiu e chorou com as irmãs enlutadas, mostrando assim a sua natureza humana e, como Deus, Ele ressuscitou a Lázaro dentre os mortos.

O Senhor Jesus, desde a eternidade, é Deus, e o será para sempre. Como filho de Deus se fez homem ao se encarnar, ou seja, revestiu-se de corpo e alma humanos, tendo milagrosamente nascido da virgem Maria, pelo poder do Espírito Santo.

O Senhor Jesus deixou a sua glória divina e viveu na terra como homem, entre os homens. No entanto, ele nunca deixou de ser Deus: Ele foi Deus e homem ao mesmo tempo - Filipenses 2, 5-8 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

O Senhor Jesus ressuscitou dos mortos e ascendeu aos céus, onde está sentado à direita do Deus-Pai, intercedendo por nós - Romanos 8:34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Hebreus 10:12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus.

Como a Bíblia mostra a divindade do Senhor Jesus?

A Bíblia apresenta muitas provas da divindade do Senhor Jesus:

1) Repetidas vezes, os autores sagrados O chamam de Deus (Isaías 9:6; João 1:1; João 20:28; Atos 20:28; Tito 2:13; 2Pedro 1:1; João 5:20)

2) A Bíblia Lhe confere poderes e atributos que correspondem somente a Deus:

a) Existência eterna (Isaías 9:6; Miquéias 5:2; João 1:2).

b) Onipotência (Mateus 28:18; Apocalipse 1:8).

c) Onipresença (Mateus 18:20; e 28:20).

d) Onisciência (João 2:24,25)

e) Imutabilidade (João 16:15; Colossenses 2:9. Hebreus 13:8).

O texto Santo declara que Jesus faz obras que unicamente Deus pode realizar:

a) Criação (João 1:3 - 10; Colossenses 1:16).

b) O governo do mundo (Hebreus 1:3; Isaías 9:6).

c)Perdoar pecados (Mateus 9:2; Colossenses 3:13).

d) Ressuscitar mortos (João 5:28 - 29).

e) Julgamento do mundo (João 5:26 - 27. Atos 10:40 - 42).

A Bíblia declara que a Ele deve ser prestado culto, o que somente a Deus é permitido:

a) Os Apóstolos O adoram (Lucas 24:52; Apocalipse 1:5 - 6).

b) Os anjos O adoram (Hebreus 1:6; Apocalipse 5:11 - 12).

c) Todas as criaturas devem adorá-Lo (Apocalipse 5:13).

As Escrituras Sagradas mostram que o Senhor Jesus fez declarações tão grandiosas em relação a si mesmo, que só Deus poderia fazer:

a) Ele declarou que era Deus (João 5:23; 10:30; 14:10).

b) Pedia a quem O seguia tal amor e serviço que, de direito, só poderiam ser prestados a Deus (Mateus 10:37 - 38; 16:25; Lucas 14:26).

Quais são os nomes e títulos dados ao Senhor Jesus no Novo Testamento, que revelam a Sua natureza e trabalho?

1) JESUS - Significa "Salvador" (Mateus 1:21)

2) CRISTO - Em hebraico, significa "Messias"; em grego, "O Ungido de Deus" (Mateus 16:16; João 1:41

3) EMANUEL - significa "Deus conosco" (Mateus 1:23)

4) O SENHOR - Que no Novo Testamento corresponde a YHWH do antigo testamento - um dos Nomes de Deus (Lucas 2:11; Filipenses 2:11)

5) O VERBO - Significa, em grego, "A Palavra". É uma designação que mostra o Senhor Jesus como aquele que revela Deus ao Mundo (João 1:1-14; Apocalipse 19:13)

6) O FILHO DE DAVID - É o seu nome Judaico, caracterizando a Sua descendência do rei ideal de Israel, a quem foi prometido um Reino Eterno (Mateus 9:27; 21:9)

7) O FILHO DO HOMEM - Esse título significa que Sua relação com a humanidade era sobrenatural e única. Era um título que se aplicava, pelos romanos, ao Imperador, significando também "o maior entre os homens" (Marcos 8:38; Lucas 19:10; João 9:35-37)

8 O FILHO DE DEUS - Aplicado com profunda reverência tanto por outros quanto por Ele mesmo (Mateus 26:63-64; João 9:35-37). Indica a Sua relação única com Deus num sentido mais elevado do que se entende, quando alguém é chamado de filho de Deus (Mateus 3:17; Marcos 5:7; Lucas 1:35; João 16:28; 17:5; Atos 9:20; Romanos 8:3; 1 João 4:9)

Por que o Senhor Jesus teve que vir ao mundo morrer por nós?

Deus é perfeitamente Santo e Puro. Nele não há um mínimo de erro. Para se ter comunhão com Ele é necessário ter a Sua natureza pura e santa. Daí a razão por que quando o Senhor criou o ser humano, o criou à Sua imagem e semelhança. Se ele pecasse, perderia essa imagem e semelhança de Deus e não poderia mais estar na Sua presença. Além disso, está escrito na Lei de Deus que "A alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4). Por que? "Por que a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar. para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida." (levítico 17:11). Quando o homem caiu em tentação, ele transgrediu a Lei de Deus. Por isso foi expulso da presença dEle e começou a gerar filhos com a natureza pecaminosa. Óra, quem então poderia oferecer um sangue puro e inocente para substituir o contaminado? Em todo o mundo não houve um só, sequer, que pudesse dar a vida em favor da humanidade ! Deus enviou o Seu próprio Filho, em carne, sujeito a todas as condições humanas, e ainda viver uma vida perfeita e sem pecado, para que assim pudesse servir como substituto do ser humano. O Senhor Jesus, então, veio e satisfez a todas as condições da Lei de Deus ! Daí a razão por que Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado daquele que nEle crê de todo o seu coração (João 1:29).Para que o ser humano possa voltar a ter a imagem e semelhança de Deus e assim ter comunhão com Ele, o Senhor Jesus é a única porta ! Sem Ele não há perdão e nem salvação. Ainda que as pessoas sejam boas, honestas, sinceras e caridosas, mesmo assim, se elas quiserem a vida eterna, terão que aceitar e viver de acordo com a palavra do Senhor Jesus. O Espírito Santo convence o pecador, mas é o Senhor Jesus quem o perdoa e salva ! I João 5:20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. JESUS CRISTO, Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna
 
© 2010 Igreja Apostólica'> Nova Jerusalém .  |  IANJ por Nova Jerusalém